Atendimento: 0800 643 6699


Pintura e cuidados

Correção para pintura

Bolhas

As bolhas são causadas por falta de aderência do produto aplicado devido à presença de pó sobre a superfície ou ainda por infiltrações de umidade no substrato, causadas por falhas nas impermeabilizações, trincas e vazamentos em tubulações, por exemplo.

A correção dos locais com bolhas dever ser realizada da seguinte maneira:

  1. Remover todas as bolhas, partes soltas e mal aderidas com uso de espátula, escova de aço e lixa.
  2. Aplicar na superfície uma demão de Hidrorepell Fundo Preparador para Paredes base água. Esse produto penetra na superfície e agrega as partículas tornando a superfície coesa para seqüência da pintura.
  3. Nivelar a superfície com Hidrorepell Massa Acrílica (áreas externas ou molháveis) ou Hidrorepell Massa Corrida (áreas internas e secas) e repintar a superfície com o produto desejado.

Crateras

Este problema ocorre devido à presença de óleo, graxa ou gordura na superfície a ser pintada e também quando a tinta é diluída com materiais não recomendados como gasolina, querosene e outros. Em metais, este problema também pode ocorrer com a presença de água na superfície quando a pintura é realizada com produtos base solvente. Para corrigir, recomenda-se:

  1. Remover toda a tinta aplicada usando espátula (ou escova de aço) e removedor apropriado.
  2. Limpar toda a superfície com Hidrorepell Aguarrás ou thinner, a fim de eliminar vestígios de removedor.
  3. Refazer a pintura seguindo as instruções de embalagem do produto utilizado.

Desagregamento

Caracteriza-se pela destruição da pintura, que se esfarela, destacando-se da superfície juntamente com partes do reboco. Este problema ocorre quando a tinta foi aplicada antes que o reboco estivesse curado ou pela presença de umidade negativa na superfície.

Antes de pintar uma superfície com reboco novo, deve-se aguardar por volta de 28 dias para que o mesmo esteja curado e completamente seco.

Para corrigir o desagregamento, deve-se raspar as partes soltas, corrigir as imperfeições profundas com reboco e aplicar uma demão de Hidrorepell Fundo Preparador de Paredes base d'água e aplicar acabamento.

Descascamento

O descascamento é causado por falta de aderência do produto aplicado devido à presença de pó sobre a superfície, falta de diluição da tinta e uso de fundos ou massas de baixa qualidade.

* Antes de pintar sobre caiação, elimine as partes soltas ou mal aderidas, raspando ou escovando a superfície. Depois, aplique uma demão de Hidrorepell Fundo Preparador de Paredes base d'água.

Para corrigir o descascamento recomenda-se raspar ou escovar a superfície até a remoção total das partes soltas ou mal aderidas. Em seguida, deve-se aplicar uma demão de Hidrorepell Fundo Preparador de Paredes base d'água e aplicar o acabamento.

Eflorescência

São manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Para evitar esse inconveniente, basta que se tenha o cuidado de aguardar a cura de argamassas novas (28 dias) e certificar-se que a superfície esteja completamente seca antes de aplicar a tinta.

Para corrigir a eflorescência, deve-se aguardar a secagem da superfície, eliminar eventuais infiltrações, aplicar uma demão de Hidrorepell Fundo Preparador de Paredes base d'água e aplicar acabamento.

Enrugamento

Este problema ocorre quando a camada de tinta se torna muito espessa devido a uma aplicação excessiva de produto, sem aguardar o intervalo entre demãos, ou quando a superfície no momento da pintura se encontrava em alta temperatura. Para corrigir, recomenda-se:

  1. Remover toda a tinta aplicada através de espátula (ou escova de aço) e removedor apropriado.
  2. Limpar toda a superfície com Hidrorepell Aguarrás ou thinner, a fim de eliminar vestígios de removedor.
  3. Refazer a pintura seguindo as instruções de embalagem do produto utilizado.

Manchas

Manchas escuras provenientes de mofo

São manchas que aparecem sobre a superfície, causadas pela presença de microorganismos que se proliferam em ambientes úmidos, mal ventilados ou mal iluminados. Para corrigir, recomenda-se:

  1. Lavar toda a área afetada com escova de nylon ou pano e uma solução de água e cloro na proporção de 1:1 (esta solução pode ser substituída por água sanitária).
  2. Deixar a solução agir por aproximadamente 15 minutos.
  3. Lavar com água a fim de eliminar vestígios de cloro.
  4. Deixar secar e repintar.

Manchas e retardamento na secagem da madeira

Podem ocorrer quando a repintura for feita sobre madeira com resíduos de soda cáustica, que foi utilizada na remoção da pintura anterior. Para prevenir este problema:

  1. Antes de repintar, deve-se eliminar por completo qualquer resíduo de soda cáustica (ou similar), lavando a superfície com bastante água.
  2. Aguarde a secagem e repinte.
  3. Se o problema já existir, remova a pintura e siga as mesmas instruções acima.

Manchas causadas por pingos d’água

Essas manchas ocorrem em paredes recém pintadas. Os pingos isolados/garoa, ao molharem a pintura, trazem à superfície os materiais solúveis da tinta, surgindo as manchas. Entretanto, se cair realmente uma chuva e não apenas pingos isolados/garoa, não haverá manchas. Para eliminá-las:

Lave a superfície com água, sem esfregar, o mais rápido possível.

Saponificação

Manifesta-se pelo aparecimento de manchas na superfície pintada (freqüentemente provoca descascamento ou destruição da tinta PVA) ou pelo retardamento indefinido da secagem de tintas à base de resinas alquídicas (esmaltes e tintas a óleo). Para evitar esse problema:

Antes de pintar o reboco, aguarde até que o mesmo esteja seco e curado, o que demora por volta de 28 dias.

Para corrigir a saponificação em tinta látex, recomenda-se:

  1. Raspar, escovar ou lixar a superfície, eliminando as partes soltas ou mal aderidas.
  2. Aplicar uma demão de Hidrorepell Fundo Preparador de Paredes base d'água.
  3. Aplicar acabamento.

Para corrigir a saponificação em pintura alquídica (esmalte sintético e tinta a óleo), recomenda-se:

  1. Remover totalmente a tinta mediante lavagem com solventes, raspando e lixando.
  2. Aplicar uma demão de Hidrorepell Fundo Preparador para Paredes base d'água, diluído conforme recomendação na embalagem do produto.
  3. Aplicar acabamento.

Trincas

A presença de trincas na superfície propicia a infiltração de umidade para o interior do substrato, acelerando sua degradação.

© 2009 - Manchester Química do Brasil S.A.